Procon-RJ bate recorde na Operação Roleta Russa: 70 ônibus interditados
16.05.2013 - 15:59
Procon-RJ bate recorde na Operação Roleta Russa: 70 ônibus interditados A Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, por meio do Procon-RJ, realizou nesta madrugada o quinto dia da Operação Roleta Russa, novamente na Baixada Fluminense. Desta vez, o alvo foram as empresas de ônibus de Nova Iguaçú, Nilópolis e Mesquita. Os agentes estiveram nas garagens de cinco empresas e ao todo 70 ônibus foram interditados, um recorde de interdição desde o início das fiscalizações - os problemas encontrados nos veículos vão de documentação atrasada a má conservação dos coletivos.
Desde o primeiro dia de operação, iniciada sexta-feira (10/05), o Procon lacrou 186 ônibus e vistoriou 26 empresas no estado. Das empresas da Baixada Fluminense que foram vistoriadas, a Transportes e Turismos Nitúrbia (Autominho) chamou a atenção dos Procon-RJ pela quantidade de irregularidades: dos 62 ônibus do pátio da empresa, 50 foram interditados.
De acordo com o diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos, os veículos estavam com vários problemas, como elevadores para cadeirante quebrados, sujeira, documentação vencida e bancos soltos.
Na Transmil, em Mesquita, os fiscais interditaram 12 ônibus por documentação vencida, e em um dos casos a vistoria não era feita desde 2008. Além disso, os veículos estavam somente com a cópia dos documentos; os originais já teriam sido apreendidos pelo Detro.
O quinto dia de operação foi planejado de acordo com o número de denúncias recebidas pelo Procon-Rj, através do 151 e das redes socais.
As reclamações foram feitas por usuários e funcionários das próprias empresas de ônibus. As empresas vistoriadas nesta madrugada foram as seguintes: Transmil, Cavalcanti, Nitúrbia (Autominho), Linave e Salutran.
Balanço Operação Roleta Russa 16/05
Viação Transmil - 12 ônibus interditados
Nipolitana Cavalcanti e Cia - 08 ônibus interditados
Transportes e Turismos Nitúrbia (Autominho) - 50 ônibus interditados
Linave Transportes - nenhum ônibus interditado
Salutran - nenhum ônibus interditado