Operação Roleta Russa do Procon-RJ lacra 22 ônibus em empresas no Rio
10.05.2013 - 18:25
Devido aos últimos acidentes envolvendo ônibus no Rio — que desde o último dia 2 de abril deixou 13 mortos — a Secretaria estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, desencadeou a operação Roleta Russa com o objetivo de fiscalizar o estado de conservação e a documentação dos coletivos e dos motoristas que trafegam pelas ruas da cidade. A ação, que teve início na madrugada desta sexta-feira (10/05), vistoriou quatro grandes empresas de ônibus Paranapuan (Ilha do Governador), Estrela Azul (Vila Isabel), Transportes Vila Isabel (Grajaú) Jabour (Campo Grande) e lacrou 22 veículos que apresentaram irregularidades.
Durante a operação, as quatro equipes de fiscalização do Procon encontraram diversas irregularidades nos coletivos: pneus carecas, IPVA atrasado, falta de documentação, bancos soltos, sujeira, elevador de deficiente que não funcionava, entre outras.
"É um desrespeito ao consumidor. E que fique claro isso, todos esses acontecimentos de ônibus que temos visto em nossa cidade são sintomáticos. Alguma coisa tem que ser feita por parte do empresário e também dos motoristas. E quem tem que cobrar isso é o consumidor e quem tem que fiscalizar é o poder público”, afirmou o diretor de fiscalização do Procon, Fábio Domingos.
Na Paranapuan, na Ilha do Governador, Zona Norte, o Procon encontrou diversas irregularidades em seis ônibus, que foram impedidos de sair da garagem. Oito pessoas morreram, quando um ônibus dessa mesma empresa, que fazia a linha 328 (Castelo x Bananal), caiu do Viaduto Brigadeiro Trompowski, na Avenida Brasil, no dia 2 de abril.
Outra empresa vistoriada foi a Estrela Azul. Na garagem, em Vila Isabel, Zona Norte, os agentes lacraram seis veículos, todos com problemas na documentação e má conservação. Um coletivo da empresa se envolveu num acidente em Ipanema, Zona Sul, no dia 17 de abril. O motorista perdeu o controle do veículo e subiu a calçada na Rua Visconde de Pirajá, ferindo quatro pessoas ao atingir uma banca de jornal e a portaria de um prédio.
Na Transportes Vila Isabel os agentes também encontraram irregularidades. Cinco ônibus da empresa foram lacrados por não apresentarem condições para a circulação nas ruas.
Em Campo Grande, na Zona Oeste, agentes do Procon foram impedidos de entrar na garagem da empresa Jabour e só conseguiram vistoriar os coletivos pela manhã, após registro de ocorrência na 35 ª DP (Campo Grande). Um ônibus da viação, que fazia a linha 853 (Vila Kennedy x Barra da Tijuca), atropelou e matou o estudante na Avenida das Américas, sentido São Conrado, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
A série de fiscalizações nos transportes públicos do Rio não param. Já na próxima semana, o Procon-RJ continua vistoriando as empresas de ônibus do estado do Rio.
Balanço Operação Roleta Russa:
Empresas:
- Paranapuam (Ilha do Governador)
6 ônibus lacrados / Irregularidades:má conservação dos coletivos, pneus carecas, IPVA atrasado, falta de documentação, bancos soltos, sujeira, elevador de deficiente que não funcionava entre outras
- Estrela Azul (Vila Isabel)
6 ônibus lacrados / Irregularidades:má conservação dos coletivos, pneus carecas, falta de documentação e bancos soltos.
- Transportes Vila Isabel (Grajaú)
5 ônibus lacrados / Irregularidades:má conservação dos coletivos, pneus carecas, falta de documentação e bancos soltos.
- Jabour (Campo Grande)
5 ônibus lacrados / Irregularidades:má conservação dos coletivos, pneus carecas, falta de documentação, sujeira e bancos soltos.