Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 10:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon multa cinco creches do Rio por alimentos vencidos na cozinha

26.03.2013 - 19:23
541240_446973672045789_1326279594_n_1364391771.92.jpg

Cinco creches particulares do estado do Rio foram multadas pelo Procon-RJ por armazenarem alimentos fora da validade em suas cozinhas. Batizada de Operação 'Mamãe Eu Quero", a fiscalização aconteceu nesta terça-feira (26) em creches das zonas Norte e Sul do Rio e nos municípios de São Gonçalo e São João de Meriti. Entre os estabelecimentos autuados está o tradicional Colégio Mopi, multado em 800 UFIRs.

Durante a vistoria, os agente do Procon verificaram as condições de higiene das creche, a formação dos profissionais, a documentação exigida para o funcionamento das instituições e os contratos de prestação de serviço.

As creches Be Happy, em Vila Isabel, Conviver, no Grajaú, e o Colégio Mopi, na Tijuca, foram multadas por armazenarem alimentos vencidos nas cozinhas. Os fiscais encontraram cereais de chocolate, mingau de aveia, margarina, um pacote de pães e canja de galinha fora do prazo de validade.

No município de São Gonçalo, os agentes de fiscalização reprovaram mais duas creches por manter alimentos vencidos na cozinha. A Creche Urintumim, no bairro deTrindade, e a Jardim Patinha Dengosa, de Porto Velho, foram multadas em 1000 Ufirs.Esta última também não possuía alvará do Corpo de Bombeiros e o Certificado de inspeção da vigilância sanitária. A creche terá um prazo de 15 dias para apresentar as documentações necessárias sobre pena de suspensão de suas atividades.

Já as creche Externato Parque da Criançae a Jardim Escola Arco-Íris, que fica em São João de Meriti, não apresentaram nenhuma irregularidade.

 

Balanço da Operação:

Colégio Mopi - Tijuca:

Irregularidades:Alimentos vencidos na cozinha da creche, tais como: cereais de chocolate e mingau de aveia. Multa: 800 Ufirs

Be Happy - Vila Isabel

Irregularidades: Alimentos vencidos na cozinha da creche: um pote de margarina e um pacote de bisnaguinhas. Diversos alimentos sem informação. Multa: 800Ufirs

Conviver - Grajaú Irregularidades:Alimentos vencidos na cozinha da creche, tais como: margarina e um pote de canja de galinha em uso. Multa: 200 Ufirs

Creche Urintumim: Trindade - São Gonçalo Irregularidades:Alimentos vencidos na cozinha da creche, como: maionese, um pote de cobertura de chocolate e um pote de fermento. Multa: 1000 UFirs

Creche e Jardim Patinha Dengosa: Porto Velho - São Gonçalo

Irregularidades: - Alimentos vencidos na cozinha da creche, como: maionese, fubá, farinha de trigo e três kg de abóbora. - Ausência de alvará do Corpo de Bombeiros e o Certificado de inspeção da vigilância sanitária. Multa: 1000 UFirs A creche tem um prazo de 15 dias para apresentar as documentações necessárias sobre pena de suspensão de suas atividades.

Creche Externato Parque da Criança: Gramacho - São João de Meriti Não apresentou nenhuma irregularidade.

Jardim Escola Arco-Íris do Gramacho: Gramacho - São João de Meriti

Não apresentou nenhuma irregularidade.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil