Blitz do Procon-RJ fecha empresa que fabrica o Guaraplus
25.03.2013 - 19:12
As empresas que produzem guaraná natural, uma das bebidas mais populares entre os cariocas, foram alvo da fiscalização do Procon-RJ nesta segunda-feira (25). A operação batizada de 'Paullinia Cupana', nome científico do guaraná, resultou no fechamento da fábrica 'Nut Bebidas', usada para a fabricação do Guaraplus.
A fábrica funcionava sem a autorização do INEA (Instituto Estadual do Ambiente). Além de ter sua atividade interrompida, a Nut Bebidas foi multada em 5.000 mil UFIRs e teve todos os seus produtos do estoque apreendidos.
Na fábrica, "Guaraná Muzzy", os fiscais encontraram diversos produtos utilizados na fabricação do guaraná natural sem informações nutricionais e de validade. A empresa foi multada em 1.000 UFIRs.
Durante a operação, realizada por determinação da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, os agentes do Procon-RJ acompanharam o processo de preparo e armazenamento do guaraná das fábricas. Os técnicos da Cedae também participaram da fiscalização para coletar amostras da água e do produto para análise de qualidade.