Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 10:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / educação para o consumo

Como aumentar a vida útil da bateria do seu celular

30.08.2011 - 17:30

Ainda que elas nunca aguentem o quanto gostaríamos, é possível fazer com que durem um pouco mais.Basta seguir algumas recomendações:

Aumentando o tempo entre cargas

1. Desligue seu celular. Isso preserva o tempo de vida de sua bateria nos momentos que você não planeja usá-lo. Faça o mesmo em um local sem sinal (como um metrô ou área distante), pois a constante busca por serviço pode rapidamente exaurir sua bateria. Alguns telefones têm um sistema de economia de energia, mas ele só ativa depois de 30 minutos sem sinal, e neste tempo muito da bateria já foi gasto.

2. Pare de procurar sinal. Quando estiver em um local sem muito sinal, seu telefone vai procurar o sinal, usando toda sua energia para isto. Um meio de prolongar a vida da sua bateria é melhorando o sinal. Se for para um local onde o sinal for fraco, compre um repetidor de sinal que vai ampliar o sinal, extendendo a cobertura para a sua área.

3. Desligue a função vibratória de seu celular, e use somente o sinal sonoro; o modo vibratório gasta muita energia. Mantenha-o o mais baixo possível se receber muitas chamadas.

4. Desligue as luzes (back light) de seu celular quando não estiver em uso. Elas servem para facilitar a visualização do telefone ao ar livre ou sob luz forte, mas gastam muita bateria. Se puder viver sem, vai ampliar muito a vida de sua bateria. Se não, alguns telefones permitem controlar a quantidade de tempo que a luz fica acesa, e outros têm um fotômetro para verificar se precisam ou não ligar esta luz.

5. Evite usar câmera ou internet, se for ficar um longo tempo sem carregar o celular. Especialmente o flash, que consome muita bateria. Se seu telefone tiver bluetooth, desligue o bluetooth quando não estiver em uso.

Aumentando a vida útil de sua bateria

1. Sempre inicialize uma nova bateria. Baterias novas devem ser completamente carregadas antes de seu primeiro uso para obter a máxima capacidade. Baterias a base de níquel devem ser carregadas por 16 horas inicialmente e depois por 2 a 4 ciclos de completa carga/descarga, enquanto baterias de íons de lítio devem ser carregadas por 5-6 horas. Ignore o aviso de bateria cheia, pois ele é normal e não é preciso, porque a bateria não está inicializada

.2. Mantenha a bateria fria. Sua bateria vai durar mais se usada a temperatura ambiente, e nada gasta uma bateria mais do que exposição a altas temperaturas. Apesar de não poder controlar o clima, você pode evitar deixar o telefone dentro de um carro ao sol, e não precisa carregar o telefone no bolso, onde ele vai se aquecer com o calor de seu corpo. Além disto, verifique a bateria enquanto está carregando, se estiver muito quente, pode ser um defeito em seu carregador.

3. Celulares mais modernos, principalmete os com o sistema operacional Sybian, da Nokia, permitem que aplicativos fiquem abertos simultâniamente. Sempre feche-os quando acabar de usar, pois se continuarem abertos, fazem com que o celular consuma mais bateria.

4. Carregue sua bateria corretamente, de acordo com o tipo de bateria. A maioria dos telefones mais novos tem baterias de íons de lítio, enquanto telefones mais antigos têm baterias a base de níquel. Leia a etiqueta de sua bateria ou a especificação no manual do telefone e veja o tipo da sua:

- Baterias a base de níquel (NiCd ou NiMH) sofrem do "efeito memória". Se sua bateria for carregada parcialmente muitas vezes, ela pode "esquecer" de carregar completamente. Uma bateria de níquel com efeito memória pode ser recondicionada, o que envolve descarregar e carregar completamente a bateria, provavelmente várias vezes. O tempo entre as calibragens varia, mas uma boa média é descarregar e carregar completamente a cada duas ou três semanas, e somente com um carregador disponível.

- Baterias de íons de lítio não sofrem do efeito memória, mas muitos dispositivos que usam baterias de lítio têm um medidor de carga, que mostram quanta carga ainda resta na bateria. Mas os íons de lítio oxidam a bateria desde o momento em que ela foi fabricada, e isto reduz sua vida. Depois de um certo tempo, a bateria adquire propriedades elétricas diferentes, e o medidor só consegue detectar com precisão o estado de "descarregado". Este problema ocorre quando o medidor mostra uma alta carga, e repentinamente cai para baixa carga com o telefone quase morto. A cada trinta ciclos de carga, sua bateria deve ser calibrada, descarregando completamente e recarrregando completamente. Se sua bateria for descarregada a zero, o circuito de segurança interno pode abrir, e um carregador normal não vai ser adequado. Recondicionar sua bateria garante que o medidor de energia do aparelho vai estar medindo a carga com precisão (apesar de não afetar a capacidade da bateria.- Não importa o tipo da bateria, só use um carregador adequado para sua bateria, e pare de usar um carregador que sobreaqueça a bateria.

5. Guarde a bateria de modo adequado. Se não usar o celular por um tempo, remova a bateria do telefone e guarde-a em um lugar frio (como na geladeira dentro de um saco hermético e sem ar, pois as temperaturas baixas reduzem a oxidação) e longe de objetos metálicos. A bateria não deve ficar exposta a umidade. Baterias de íons de lítio oxidam menos se armazenadas com 40% de carga (a carga com que elas vêm inicialmente na caixa), mas não foram feitas para serem usadas frias; deixe que chegue a temperatura ambiente fora da geladeira por pelo menos uma hora. Recarregue as baterias antes de usá-las novamente.

6. Limpe os contatos da bateria na bateria e no telefone. Com o tempo, os contatos podem acumular sujeira. Use uma borracha plástica ou um cotonete embebido em álcool para limpar os contatos e maximizar a transferência de energia.

Como identificar falha na sua bateria·

O tempo de uso entre cargas está reduzido.

· A bateria fica muito quente durante a recarga.

· A bateria fica muito quente durante o uso.

· A bateria está inchada. Isto pode ser visto sentindo e vendo o lado interno da bateria. Coloque a bateria sobre uma superfície e tente girá-la. Uma bateria saudável é plana e não vai girar muito.

· A bateria fica dura demais em um local. Isto pode ser sentido tateando a bateria com os dedos.

Alguns cuidados necessários:

· Mesmo com todos esses cuidados, sua bateria vai morrer um dia. Quando acontecer, você pode remanufaturá-la enviando-a ao fabricante ou ao local de venda. Se não puder ser remanufaturada, ou se quiser uma nova bateria, leve a velha a um local de venda de telefones celulares (a maioria recebe baterias velhas), ou a um centro de reciclagem.· Você não tem que desligar seu telefone para carregar a bateria. A maioria dos carregadores podem carregar o telefone e mantê-lo ligado. Deixar o telefone ligado aumenta o tempo de carga, mas permite que use o telefone como se fosse um fixo.

· Quando estiver usando um carregador, não carregue a bateria no carro se ele for ficar ao sol ou esquentar demais. Deixe o carro esfriar antes de ligar o carregador.· Se tiver uma bateria de íon de lítio, nunca a descarregue por inteiro! Muitas baterias novas têm uma reserva para impedir isto, mas se uma bateria de íon de lítio for descarregada completamente, ela pode nunca mais carregar completamente de novo. Também não armazene uma bateria com carga baixa.· Evite carregadores baratos e vagabundos que podem sobreaquecer a bateria.

· Ao comprar baterias de íon de lítio, lembre-se de que a oxidação começa no momento que a bateria é fabricada, não o primeiro uso, e por isto baterias velhas têm capacidade reduzida (perdem aproximadamente 20% da capacidade por ano a temperatura ambiente). Se comprar uma bateria por um preço de liquidação, espere que ela dure menos.

· Nunca jogue baterias no lixo. Elas contém metais tóxicos e muito poluentes, e estão se tornando um problema ambiental. Descartar baterias em locais inadequados é ilegal em muitos lugares.· Não compre ou use carregadores veiculares que anunciem uma carga mais rápida. Isto vai encurtar muito a vida de sua bateria.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil