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CONSUMIDOR / recall

Recall: Lava-louças Mabe-Bosh modelos SGS5362BR, SGS5362BS, SGS5365BR, SGS5365BS

15.05.2014 - 16:18

Do total de 4861 máquinas lava-louças Bosch comercializadas, 129 foram registradas, 29 estão sendo reparadas e 99 já foram devidamente consertadas, não expondo qualquer risco à integridade física dos consumidores. 

Ademais, tem-se claro que há 29 máquinas lava-louças registradas estão pendentes de reparo, sendo que as providências para que os consertos sejam realizados com brevidade estão sendo tomadas.

Diante do número de máquinas lava-louças ainda pendentes de reparo, RHB e MABE informam que continuarãomantendo os canais de comunicação em aberto, de modo que qualquer consumidor possa contatá-los a respeito de eventual máquina de lavar-louça defeituosa, nos termos do Aviso de Risco.

O Aviso de Risco, a que se refere o parágrafo anterior, diz respeito à Campanha de Chamamento de novembro de 2013 que convocou os consumidores das lava-louças modelos SGS5362BR, SGS5362BS, SGS5365BR, SGS5365BS, produzidas de 1999 a 2005, a levarem seus produtos para reparo.

Quanto à descrição do defeito, verificou-se que um dos componentes elétricos de um número limitado de máquinas lava-louças da marca Bosh pode sobreaquecer indevidamente. Nesses modelos, existe a possibilidade de que haja um ponto de solda fraca no painel de controle da máquina, sendo que, a depender de vários fatores - tais como a frequência de uso por longos períodos - pode levar à formação de pequenas fissuras, que, por sua vez, podem gerar arcos elétricos.

Quanto à descrição dos riscos, estes arcos podem gerar superaquecimento do painel de controle , excepcionalmente, há o risco potencial de incêndio do produto, o que pode vir a prejudicar a integridade física do consumidor. Salienta-se, contudo, que a possibilidade de ocorrência de incêndios é muito remota.

Distribuição geográfica dos produtos envolvidos no chamado:

São Paulo - 2868 distribuídos e 2782 pendentes de registro de defeito

Rio de Janeiro - 445 distribuídos e 414 pendentes de registro de defeito

Espírito Santo - 44 distribuídos e 43 pendentes de registro de defeito

Minas Gerais - 119 distribuídos e 116 pendentes de registro de defeito

Goiás - 103 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Mato Grosso - 12 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Mato Grosso do Sul - 12 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Distrito Federal - 63 distribuídos e 57 pendentes de registro de defeito

Rio Grande do Norte - 5 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Amazonas - 67 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Pará - 24 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Rondônia - 1 distribuído e pendente de registro de defeito

Ceará - 49 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Bahia - 67 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Sergipe - 2 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Alagoas - 9 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Pernambuco - 12 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Maranhão - 62 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Piauí - 2 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Paraná - 163 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Santa Catarina - 429 distribuídos e 2 pendentes de registro de defeito

Rio Grande do Sul - 277 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Paraíba - 21 distribuídos e pendentes de registro de defeito

Tocantins - 5 distribuídos e pendentes de registro de defeito

A empresa informou, que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil, provocados pelo defeito descrito.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.                                                                                                                                                
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