Recall: Lava-louças Mabe-Bosh modelos SGS5362BR, SGS5362BS, SGS5365BR, SGS5365BS
15.05.2014 - 16:18
Do total de 4861 máquinas lava-louças Bosch comercializadas, 129 foram registradas, 29 estão sendo reparadas e 99 já foram devidamente consertadas, não expondo qualquer risco à integridade física dos consumidores.
Ademais, tem-se claro que há 29 máquinas lava-louças registradas estão pendentes de reparo, sendo que as providências para que os consertos sejam realizados com brevidade estão sendo tomadas.
Diante do número de máquinas lava-louças ainda pendentes de reparo, RHB e MABE informam que continuarãomantendo os canais de comunicação em aberto, de modo que qualquer consumidor possa contatá-los a respeito de eventual máquina de lavar-louça defeituosa, nos termos do Aviso de Risco.
O Aviso de Risco, a que se refere o parágrafo anterior, diz respeito à Campanha de Chamamento de novembro de 2013 que convocou os consumidores das lava-louças modelos SGS5362BR, SGS5362BS, SGS5365BR, SGS5365BS, produzidas de 1999 a 2005, a levarem seus produtos para reparo.
Quanto à descrição do defeito, verificou-se que um dos componentes elétricos de um número limitado de máquinas lava-louças da marca Bosh pode sobreaquecer indevidamente. Nesses modelos, existe a possibilidade de que haja um ponto de solda fraca no painel de controle da máquina, sendo que, a depender de vários fatores - tais como a frequência de uso por longos períodos - pode levar à formação de pequenas fissuras, que, por sua vez, podem gerar arcos elétricos.
Quanto à descrição dos riscos, estes arcos podem gerar superaquecimento do painel de controle , excepcionalmente, há o risco potencial de incêndio do produto, o que pode vir a prejudicar a integridade física do consumidor. Salienta-se, contudo, que a possibilidade de ocorrência de incêndios é muito remota.
Distribuição geográfica dos produtos envolvidos no chamado:
São Paulo - 2868 distribuídos e 2782 pendentes de registro de defeito
Rio de Janeiro - 445 distribuídos e 414 pendentes de registro de defeito
Espírito Santo - 44 distribuídos e 43 pendentes de registro de defeito
Minas Gerais - 119 distribuídos e 116 pendentes de registro de defeito
Goiás - 103 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Mato Grosso - 12 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Mato Grosso do Sul - 12 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Distrito Federal - 63 distribuídos e 57 pendentes de registro de defeito
Rio Grande do Norte - 5 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Amazonas - 67 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Pará - 24 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Rondônia - 1 distribuído e pendente de registro de defeito
Ceará - 49 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Bahia - 67 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Sergipe - 2 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Alagoas - 9 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Pernambuco - 12 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Maranhão - 62 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Piauí - 2 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Paraná - 163 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Santa Catarina - 429 distribuídos e 2 pendentes de registro de defeito
Rio Grande do Sul - 277 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Paraíba - 21 distribuídos e pendentes de registro de defeito
Tocantins - 5 distribuídos e pendentes de registro de defeito
A empresa informou, que não tem conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil, provocados pelo defeito descrito.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.